sábado, 20 de julho de 2013

UM ANO DE ABAlf
Nesta data (18/07/2013), a ABAlf - Associação Brasileira de Alfabetização completa seu primeiro ano de existência.

Desde o lançamento da proposta, em outubro de 2009, e, principalmente, desde a realização da Assembleia de criação, em 18/07/2012, vimos envidando esforços para realizar nossas primeiras ações. Muitas foram as dificuldades enfrentadas para a criação de nossa Associação. E inúmeros são os desafios que ainda temos de enfrentar para avançarmos na consolidação dessa iniciativa pioneira.

Muitas, também, foram as conquistas até aqui. Algumas são mais visíveis, outras menos. Todas, elas, porém, são motivos de comemoração, pois resultam de árduo trabalho coletivo e cotidiano, cujo sentido é a consecução de objetivos comuns relativos à alfabetização no Brasil.

O resultado mais expressivo e símbolo mais contundente dessas conquistas foram os dois eventos promovidos pela ABAlf: o I CONBAlf - Congresso Brasileiro de Alfabetização e o II SIHELE - Seminário Internacional sobre História do Ensino de Leitura e Escrita, realizados nas dependências da Universidade Federal de Minas Gerais, no período de 08 a 12 de julho de 2013.

 Agradecemos a todos os que fazem parte de nossa história:
- os membros da Comissão Provisória para a criação da ABAlf (outubro 2009 – julho 2012);
- os 37 associados-fundadores e todos os participantes da Assembleia de criação da ABAlf;
- os 91 Associados-2012 e os 350 associados-2013 (até esta data);
- a Presidente de Honra da ABAlf, Magda Soares;
- os membros da Diretoria, Representantes Regionais e Conselho Fiscal (2012-2014);
- as instituições e entidades que apoiaram incondicionalmente todas as iniciativas e ações da ABAlf;
- os participantes da Plenária Final do I SIHELE;
- a Direção da Faculdade de Filosofia e Ciências da UNESP-Marília, que apoiou incondicionalmente a criação da ABAlf, abriga nossa sede e proporciona infraestrutura e apoio financeiro para o funcionamento de nossas atividades;  
- a Associação de Leitura do Brasil e o 18º. COLE, que acolheram a Assembleia de criação da ABAlf;
- o CEALE/FaE/UFMG que sediaram I CONBAlf e o II SIHELE e que apoiaram financeiramente sua realização, juntamente com a ABAlf, a FAPESP, a FAPEMIG e instituições co-promotoras;
- os 561 participantes do I CONBAlf e do II SIHELE, os convidados oficiais brasileiros e estrangeiros, os membros do Comitê Organizador e do Comitê Científico, as equipes de apoio de Marília e Belo Horizonte;  e
- todos aqueles que, com antecipado pedido de desculpas, eventualmente não tenham sido mencionados aqui.

A calorosa acolhida ao nosso chamado tem sido decisiva para a consolidação da ABAlf no cenário nacional e internacional.
Esperamos continuar contando sempre com o apoio de todos, para que, juntos, continuemos formulando perguntas e tecendo respostas para os desafios da alfabetização de crianças, jovens e adultos no Brasil.

Vida longa à ABAlf!

Marília/SP- Brasil, 18 de julho de 2013.

Profa. Dra. MARIA DO ROSÁRIO LONGO MORTATTI
Presidente da ABAlf - Associação Brasileira de Alfabetização

Um comentário: